Seguimos a caminho do topo no futebol do Brasil e da América. Pequenas correções de rumo e reforços pontuais e teremos plantel capaz de vencer qualquer desafio. Nossa torcida guerreira emergiu mais uma vez com a magia do Caldeirão sob aplausos do país inteiro... by Doático Santos
ARREMATE
Goal.com – Tauan Ambrósio
Título da Sul-Americana 2021 fortalece Athletico-PR como potência maior que ‘gigantes tradicionais’
O debate sobre a grandeza dos clubes brasileiros é muito mais profundo do que alguns comentários rasos, muitas vezes feitos pela pressa do tempo de TV ou pela vontade de ‘viralizar’ na internet, tentam sugerir. Mas uma coisa é fato: não é de hoje que o Athletico-PR é uma potência esportiva maior do que históricos gigantes que compõem o grupo dos chamados 12 (ou 13) do nosso país.
Ser uma potência esportiva está ligado à sua capacidade de, no tempo presente, disputar títulos.
Neste século XXI o Athletico-PR já conquistou um Brasileirão (2001), duas vezes a Copa Sul-Americana (2018, 2021) e levantou uma Copa do Brasil (2019). Em dezembro deste ano ainda pode levantar mais uma Copa do Brasil, se conseguir levar a melhor nas finais sobre o Atlético-MG.
O último título do Botafogo sem ser estadual ou de Série B foi o Brasileirão de 1995, enquanto o Vasco saboreou apenas uma Copa do Brasil em 2011 em meio a um número muito maior de traumas – como os quatro rebaixamentos, além da permanência na segunda divisão para 2022. Já o Fluminense teve a Copa do Brasil de 2007 e dois Brasileiros (2010 e 2012), três títulos de primeira grandeza – se considerarmos hoje em dia os estaduais como conquistas que já não têm mais a importância de décadas atrás.
Até mesmo o Atlético-MG, a detalhes de enfim voltar a comemorar um título de Brasileirão, levantou menos campeonatos de primeira grandeza neste século: uma Libertadores (2013) e uma Copa do Brasil (2014). Quantidade não é qualidade, claro. Mas também ajuda a ilustrar o crescimento do xará paranaense de 2001 pra cá – isso sem contar disputas como supertaças e bônus do gênero.
De 2001 pra cá, o Athletico-PR se agigantou como nunca antes em sua história. Quando o assunto é torneio de mata-mata, o Furacão costumeiramente entra na disputa para competir até o final. Enquanto vai enriquecendo, ano após ano, a sua tradição e aumentando de tamanho, mostra que a certeza em meio às discussões que o comparam a outros gigantes está na sua capacidade de competir. À sua maneira e com sua estrTauan Ambrósio atégia, o Athletico-PR é uma das potências do futebol brasileiro. Fato.